PROJETO ENTRE NESSA

Entre nessa roda você também

Projeto Entre Nessa

Acolher todo o indivíduo independente das diferenças, eliminando o preconceito existente. Entre nessa roda você também!

O projeto foi elaborado através de oficinas psicomotoras, educativas, sociais e culturais baseadas nos conceitos de educação condutiva, com uma educação integrada entre o aprendiz e o monitor levando a desenvolver a sua própria capacidade de ação, interação, comunicação e inclusão social.

O aprendiz é o agente ativo no processo de aprendizagem, na construção da melhor forma de conhecer o mundo, descobrindo as suas potencialidades e desenvolvendo sua personalidade de maneira a tornar um individuo em seu meio.

As oficinas são programadas tendo a preocupação de proporcionar aos seus participantes diferentes atividades e técnicas para o desenvolvimento e habilidades e o aprender a lidar com desafios, encontrando motivação para a socialização favorecendo as relações sociais, estimulando a comunicação e as aprendizagens funcionais.

As vivências na comunidade são feitas através das aulas em espaços públicos e privados, intercâmbio de experiências, saídas para lazer e por meio da participação de eventos sociais. Apresentam-se desenvolvidas neste Projeto atividades com base no convívio social, norteando as oficinas de corpo, dança, teatro musical, produção e artes criando condições para que os participantes tenham uma qualidade de vida digna, com um planejamento de atividades diversificadas, dando ênfase no desenvolvimento social e pessoal.

Após uma minuciosa avaliação planejamos todo o trabalho, que é feito de forma interdisciplinar. É muito importante que o aprendiz com deficiência entenda um pouco mais a respeito de suas dificuldades e conviva com outras com deficiência. Todos nós somos diferentes e isso é muito importante reforçar! Podemos fazer parte da sociedade sem que nossas diferenças nos caracterizem. O Projeto Entre Nessa da nova TRANSFORMAR trabalha esses conceitos para que seus aprendizes desenvolvam sua autoestima, o conhecimento a respeito de si própria e todas as possibilidades de desenvolver sua autonomia e ser atuante em seu grupo! Nossa proposta metodológica visa estimular o aprendiz de forma global, entendendo suas necessidades individuais e levando em consideração sua atuação no grupo, permitindo que ele se desenvolva em um ambiente acolhedor, motivador e estimulante. Quando o aprendiz é colocado em um ambiente acolhedor e motivador, realmente preparado para recebê-la e entendê-la, o comportamento muda, ele se sente mais seguro e começa a responder positivamente.

"TODAS AS ARTES CONTRIBUEM PARA A MAIOR DE TODAS AS ARTES, A ARTE DE VIVER."
Bertold Brecht

Cabe ressaltar que não se trata de um trabalho clínico terapêutico, mas sim de uma proposta transformadora que tem como foco as possibilidades de autonomia de cada indivíduo, consciente de seus direitos e deveres, conhecendo mais de si, do outro e do meio em que vive.

As Oficinas Artísticas Psicomotoras Integradas, buscam estimular, a convivência e as possibilidades de "estar no mundo". É o momento de experimentação e práticas artísticas que suscitem à aproximação das sensações e sentimentos que o corpo produz. Por meio de diversos materiais e de diferentes linguagens artísticas as oficinas promovem além da convivência, a troca, o equilíbrio emocional, o respeito mútuo, disciplina, expressões de cortesia, trabalho em grupo e solidariedade, visando à coordenação motora, percepção, equilíbrio, memória, capacidade de compreensão e a autonomia e assim afirmam as potencialidades de cada aprendiz ao possibilitar que todos experimentem (re)inventem modos de produção de vida, bem como desenvolvessem estratégias para lidar com as dificuldades cotidianas.

O movimento é mais que uma atividade motora. Corpo e cérebro interagem intensamente. As alterações sensório-motoras são o resultante da falta de integração funcional. O desenvolvimento integral do aprendiz e sua funcionalidade é o foco da educação condutiva, que objetiva o mover-se, oferecendo atividades que promovam à intenção própria que é a força de vontade, o despertar em cada um a determinação de aprender. Com essa determinação de aprender motiva-se um aprendiz autoconfiante para aprender e encontrar respostas criativas para a necessidade da vida cotidiana. As orientações são conduzidas por profissionais qualificados no atendimento a pessoas com deficiência.

Os aspectos motor e cognitivo devem ser estimulados e andam juntos, podendo crescer, evoluir e desenvolver outras áreas também importantes para sua independência. A busca por essa independência está em nossa essência, acreditando e estimulando o potencial de cada aprendiz. Os grupos de oficinas são pequenos para que possamos manter a atenção necessária a cada aprendiz e também trabalhar o grupo para que se sintam motivados e envolvidos! Aqui na nova Transformar , as oficinas são interativas e envolvem a atenção do aprendiz o tempo todo, fazendo com que ele seja parte atuante da atividade e do aprendizado. O aprendiz aprende, participa, se envolve, se comunica e desenvolve suas habilidades! Melhora a interação social e a independência.

Trabalhamos com sala organizada de modo a respeitar as necessidades individuais e os interesses de cada aprendiz. Um dos maiores objetivos das nossas oficinas é a convivência, a troca, o equilíbrio emocional, o respeito mútuo, disciplina, expressões de cortesia, trabalho em grupo e solidariedade, visando à coordenação motora e a autonomia.

OFICINA DE DANÇA

A proposta da oficina é o "pensar com o corpo". E como fazer isso se não através do próprio movimento?

Trata-se de permitir, conhecer e escutar o próprio corpo a partir da exploração dos repertórios específicos e qualidades de movimento de cada um e de acordo com suas possibilidades e desejos, buscando uma forma autônoma e criativa de dançar. Acessar, através do movimento, maneiras de expressão e contato consigo mesmo e com o grupo.

Acredita-se que a capacidade para dançar de cada indivíduo se define mais por sua presença, sua escuta aos outros e à atmosfera do ambiente criada pelo grupo, do que por suas qualidades técnicas e habilidades físicas.

Em nossa metodologia utilizamos:
  • Dança educativa moderna (Rudolf Laban)
  • Técnicas de Contato-improvisação
  • Jogos de improvisação (danceAbility)
  • Exercícios de relaxamento, alongamento e fortalecimento
  • Sequências coreográficas
  • Atividades de apreciação

  • Toda dança, basicamente, dá forma ao movimento e, por isso, pode ser considerada uma forma de manifestação artística. A dança como arte é um caminho para criar e compartilhar o modo como nós reagimos ao mundo que nos circunda.

    VEJA FOTOS

    OFICINA DE TEATRO

    A oficina é um espaço para os atores com deficiência expressarem sua criatividade e subjetividade. Assim a proposta é trabalhar a singularidade de cada aprendiz por meio da expressão corporal, verbal, vocal e musical, além de estudos de gestos, da dramaticidade e ritmos sendo a produção cênico – musical o resultado que nascerá das experiências compartilhadas por todos.

    O foco inicial é de utilizar a linguagem teatral como ferramenta, para que todos possam experimentar e ampliar formas de expressar-se, dando formas às sensações, produzindo movimentos corporais e vocais por meio dos exercícios cênicos, além de produzir uma montagem que pudéssemos circular.

    A oficina de teatro baseia-se na técnica do Teatro do Oprimido e nos jogos teatrais de Viola Spolin, provocando os sujeitos a se apropriarem de sua potência criativa e conduzindo à redescoberta de si mesmos e de outras possibilidades de reinserção social.

    Com a OFICINA DE TEATRO os aprendizes irão:
  • Estimular a comunicação
  • Desenvolver noção espacial
  • Promover o autoconhecimento
  • Aumentar a autoestima e autoconfiança
  • Acionar o foco e a memória
  • Ativar a criatividade
  • Favorecer a interação entre aprendizes e o trabalho em equipe
  • Elevar o interesse pela leitura

  • VEJA FOTOS

    OFICINA DE PRODUÇÃO

    A oficina promove a curiosidade e interesse por parte dos jovens e adultos com deficiência pela arte, mostrando que eles podem traduzir o que sentem através das peças que criarão, desenvolvendo suas habilidades e talentos, aguçando sua criatividade, pois o trabalho manual necessita de um estímulo vigoroso e pertinaz para se desenvolver.

    Ao explorar práticas de pintura, desenho, colagem e outras linguagens do criar, utilizando diferentes materiais, os aprendizes podem desenvolver produtos artísticos por meio da livre escolha, ou seja, buscando autonomia sobre a criação de sua obra. A oficina tem como objetivo principal atiçar a criatividade e a habilidade dos jovens e adultos com disfunção neuro-motora, tornando-os capazes de produzir objetos com as próprias mãos.

    Os benefícios da OFICINA DE PRODUÇÃO são:
  • Desenvolver a observação
  • Desenvolver a coordenação motora fina
  • Acionar lado direito do cérebro
  • Estimular a percepção visual e tátil
  • Favorecer a expressão de ideias e emoções

  • VEJA FOTOS

    OFICINA DE MÚSICA

    Nesta oficina a música, o movimento e a linguagem são apresentas de forma lúdica e dinâmica, de tal maneira que os aprendizs se sintam motivados para executar as atividades propostas pelo educador. Alguns ritmos facilitam a funcionalidade dos jovens e adultos que apresentam dificuldades neuro-motoras e são também importantes para desencadear o desenvolvimento destas áreas.

    O Jogo Musical lúdico e prazeroso impulsionará os aprendizs a falar, cantar, tocar e se movimentar e servirão para estimular e aprimorar o desenvolvimento psicomotor, estimular a percepção auditiva, sensorial e visual e a ampliação e o desenvolvimento da linguagem oral e gestual.

    VEJA FOTOS

    OFICINA DE CULINÁRIA

    As aulas de culinária, por mais que parecem um momento de brincadeira são, na verdade, uma hora de muita concentração e aprendizagem. É impossível não se encantar pelo aroma dos temperos, o colorido dos legumes e a magia de ajudar a preparar os alimentos. Mas os benefícios vão além do cheirinho bom e do apetite aguçado.

    As aulas tornam-se uma ferramenta no aperfeiçoamento das habilidades sociais, no convívio e no aprendizado de outras disciplinas. Um dos maiores aprendizados decorrentes de uma aula de culinária para crianças é descobrir a origem dos alimentos. Saber que o leite não vem da caixinha e que legumes e verduras crescem na terra, sob sol e chuva, pode despertar a consciência ambiental das crianças, bem como valorizar mais a preferência por alimentos naturais.

    Relacionamos alguns objetivos desta atividade:
  • Apreciar a arte da culinária, participando na preparação de seus próprios alimentos
  • Descobertas sobre a culinária, através de histórias
  • Explorar os utensílios que são utilizados na preparação dos alimentos
  • Identificar alguns ingredientes utilizados nos preparos dos alimentos
  • Verificar as quantidades de ingredientes necessárias
  • Visualizar livros, revistas e jornais com receitas
  • Conscientizar da importância de manter uma boa higiene durante o preparo dos alimentos

  • VEJA FOTOS
    Nova Transformar
    Desenvolvido por InWeb Internet